quarta-feira, 21 de julho de 2021

Noções básicas das normas da ABNT para trabalhos acadêmicos


REGRAS GERAIS DE FORMATAÇÃO 

 

Para a apresentação de trabalhos acadêmicos, observe os itens a seguir. 

 

PAPEL 

 

Papel branco, formato A4 (21 cm por 29,7 cm). 2.2 

 

FONTES 

 

Arial ou Times New Roman, sem detalhes estéticos para facilitar a leitura (tamanho 12 para texto e títulos), na cor preta para o texto, podendo ser utilizada outras cores para as ilustrações. Tamanho de fonte 10 para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, legendas das ilustrações e tabelas. 

Outros recursos tipográficos (como negrito, itálico, maiúsculas e versal, versalete no Word) poderão ser utilizados nos títulos para diferenciar as diferentes seções do trabalho. O recurso de itálico deve ser utilizado no texto para indicar palavras em outros idiomas, com exceção para as expressões latinas como apud e et al.

 

MARGENS

 

Margem esquerda e superior de 3 cm (centímetros); direita e inferior de 2 cm. 

 

 PARÁGRAFOS, ESPAÇAMENTOS E ALINHAMENTOS 

 

Todo o texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 entre linhas, com exceção para a ficha catalográfica, natureza do trabalho (exemplo: tese, dissertação, monografia, trabalho de conclusão de curso e outros), objetivo (exemplo: aprovação em disciplina, grau pretendido: mestre, especialista, bacharel etc.); nome da instituição à qual o trabalho é apresentado, citações diretas de mais de 3 linhas, notas de rodapé, legendas das ilustrações e das tabelas que devem ser digitados em espaço simples.

 

 PAGINAÇÃO 

 

Todas as folhas de um trabalho acadêmico devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da primeira folha da parte textual, ou seja, da seção referente à introdução do trabalho. 

 

Exemplo: Considerando que, obrigatoriamente, a primeira página de um trabalho acadêmico é a CAPA (0), seguida da FOLHA DE ROSTO (1), FOLHA DE APROVAÇÃO (2), RESUMO (3), SUMÁRIO (4) e INTRODUÇÃO (5), como o número somente deve aparecer a partir da parte textual do trabalho, é na folha que inicia a INTRODUÇÃO que deve aparecer o número, que neste exemplo, seria a folha CINCO. A numeração deve ser colocada, em algarismos arábicos, no canto superior direito. No caso de o trabalho ser constituído de mais de um volume, deve ser mantida uma única sequência de numeração das folhas ou páginas, do primeiro ao último volume. Havendo apêndice e anexo, as suas folhas ou páginas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal. Todo começo de seção (capítulo) do trabalho deve ser iniciado em nova folha. Não se deve utilizar algarismos romanos para numerar os itens pré-textuais. 

 

 TÍTULOS 

 

Títulos com indicativo numérico: são alinhados à margem esquerda e devem ser precedidos por seu indicativo em algarismos arábicos (não se deve utilizar algarismos romanos) e dele separado por apenas um espaço de caractere. Não se utilizam ponto, hífen, travessão ou qualquer sinal após o indicativo de seção ou de seu título. Títulos longos que não caibam em uma só linha devem ter sua continuação, a partir da segunda linha, sob a primeira letra da primeira palavra do título. Destacamos gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos de negrito, itálico, grifo, maiúsculas e versal (no Word, versalete), no texto e de forma idêntica, no sumário. 

 

Exemplos: 

   Seção primária: 1 ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (recurso utilizado: negrito e maiúsculas) 

   Seção secundária: 1.2 MODELOS DE REFERÊNCIAS (recurso utilizado: fonte regular e maiúsculas) 

   Seção terciária: 1.2.1 Monografias (recurso utilizado: fonte regular e versal/versalete) 

   Seção quaternária: 1.2.1.1 Livros, folhetos, enciclopédias, dicionários e bíblias

(recurso utilizado: itálico) 

   Seção quinaria: 1.2.1.1.1 Capítulos de livros (recurso utilizado: fonte regular, sem nenhum destaque) 

 

Os títulos das seções primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinarias devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por um espaço (ou seja, equivalente a um “enter”). Todas as seções devem conter um texto relacionado com elas. Não se utiliza a palavra “Capítulo” diante da numeração dos títulos. A fim de facilitar a leitura, a IMED recomenda a utilização da numeração até a seção terciária. Títulos sem indicativo numérico como: errata, agradecimentos, lista de ilustrações (figuras, quadros, gráficos etc.), lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências, glossário, apêndices, anexos e índices devem ser alinhados à esquerda e com a mesma tipologia da fonte utilizada para as seções primárias. São elementos sem título e, portanto, sem indicativo numérico: folha de aprovação, dedicatória e epígrafe. 

 

 SIGLAS 

 

Na primeira ocorrência do texto, as siglas devem ser colocadas entre parênteses, junto à forma completa do nome. 

 

Exemplo: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

 

ESTRUTURA DE UM TRABALHO ACADÊMICO

 

A estrutura de um trabalho acadêmico compreende: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais que estão abaixo relacionados na ordem em que obrigatoriamente devem aparecer no documento:

 

ESTRUTURA ELEMENTOS 

 

Pré-textuais 

Capa (obrigatório) 

Lombada (obrigatório) 

Folha de rosto (obrigatório) 

Errata (opcional) 

Folha de aprovação (obrigatório) 

Dedicatória (s) (opcional) 

Agradecimento (s) (opcional) 

Epígrafe (opcional) 

Resumo na língua vernácula (obrigatório) 

Resumo em língua estrangeira (obrigatório) 

Lista de ilustrações (figuras, quadros, gráficos etc.) (opcional) 

Lista de tabelas (opcional) 

Lista de abreviaturas e siglas (opcional) 

Lista de símbolos (opcional) 

Sumário (obrigatório) 

 

Textuais 

Introdução 

Desenvolvimento 

Conclusão 

 

Pós-textuais 

Referências (obrigatório) 

Glossários (opcional) 

Apêndice (s) (opcional) 

Anexo (s) (opcional) 

Índice (s) (opcional) 

 

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS 

 

A seguir serão apresentados os itens pré-textuais de um trabalho acadêmico, a saber: capa, lombada, folha de rosto, composição institucional e ficha catalográfica, errata, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo, abstract, lista de ilustrações, tabelas e símbolos e sumário. 

 

 Capa (Obrigatório)

 

Deve conter identificação institucional e curso, nome do (s) autor (es), título, subtítulo (se houver), números de volumes (se houver mais de um deve constar em cada capa a especificação do respectivo volume), local e ano da entrega. 

 

Folha De Rosto (Obrigatório) 

 

Esta página dever conter os elementos essenciais à identificação do trabalho, ou seja: nome do autor; título do trabalho; subtítulo (se houver); natureza (tese, dissertação, monografia, trabalho de conclusão de curso e outros); objetivo do trabalho (aprovação em disciplina, grau pretendido: mestre, especialista, bacharel etc.); nome da instituição à qual o trabalho é apresentado, nome do orientador, local e ano da entrega. 

 

 Ficha Catalográfica 

 

Devem ser impressos no verso da folha de rosto. Deve ser elaborada por um profissional bibliotecário com registro ativo no CRB. Item obrigatório no caso de dissertações e teses.

 

Folha Aprovação (Obrigatório)

 

Este elemento deve ser apresentado nos exemplares de defesa e apresentação final do trabalho e deve conter: autor, título, subtítulo (se houver), natureza (tese, dissertação, monografia, trabalho de conclusão de curso e outros); nome da instituição à qual o trabalho é apresentado, indicando o título pretendido (mestre, bacharel, especialista etc..), nome, titulação e assinaturas dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem, local e data de aprovação. Incluir esta folha devidamente assinada pela banca na versão final do trabalho.

 

Dedicatória (S) (Opcional) 

 

Espaço dedicado ao autor para se prestar homenagem ou dedicar seu trabalho a alguém. 

 

Agradecimento (S) (Opcional) 

 

Neste item, o autor tem a possibilidade de fazer os agradecimentos de forma destacada às pessoas e/ou instituições que, em seu entender, contribuíram significativamente para elaboração do trabalho ou para o alcance dos seus objetivos. 

 

Epígrafe (Opcional) 

 

Espaço no qual o autor pode apresentar uma citação, que de certa forma embasou a construção do trabalho, seguida da indicação da fonte, devendo, inclusive, constar das referências listadas ao final do trabalho. 

 

Resumo Na Língua Vernácula (Obrigatório) 

 

O resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento. O resumo pode ser: crítico, indicativo ou informativo. Orientações quanto à elaboração: a) utilizar frases concisas e afirmativas e não enumeração de tópicos; b) utilizar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular; c) a primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal, seguida de informação sobre a categoria do documento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.); d) não deve apresentar dados qualitativos e/ou quantitativos, nem tampouco citações bibliográficas; e) não deve ultrapassar 500 palavras; f) deve ser apresentado em um único parágrafo, ou seja, sem recuo de parágrafo; g) deve ser digitado em fonte normal e espaçamento 1,5 entre as linhas. Logo abaixo do resumo, devem constar as palavras (descritores) representativas do conteúdo do trabalho, escolhidas, preferencialmente, em um vocabulário controlado. (Para este procedimento, procure auxílio de um profissional bibliotecário). Esses descritores devem ser precedidos da expressão Palavras-chave: separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto, conforme a NBR 6028 (ABNT, 2003). As palavras-chave do resumo não devem ultrapassar o limite de até cinco palavras. 

Exemplo: Palavras-chave: Agroindústrias. Organizações. Campo organizacional. Isomorfismo. 

 

Resumo em Língua Estrangeira (Obrigatório) 

 

Elemento obrigatório, com as mesmas características do resumo em língua vernácula, deve ser feito em inglês e chama-se Abstract, seguido logo abaixo das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, Keywords. 

Exemplo: Keywords: Agrobusiness. Organizations. Organizational field. Isomorphism. 

 

Lista de Ilustrações (Opcional) 

 

Elemento opcional, que deve apresentar as ilustrações de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros), acompanhado do respectivo número de página onde está localizado. Recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração, desde que a lista apresente mais de três itens de cada tipo. Caso contrário, pode-se elaborar uma única lista denominada “LISTA DE ILUSTRAÇÕES”, identificando-se, necessariamente, o tipo de ilustração antes do número. 

 

Lista de Tabelas (Opcional) 

 

Elemento opcional, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página. 

 

Lista de Abreviaturas e Siglas (Opcional) 

 

É a relação em ordem alfabética das abreviaturas e siglas empregadas no trabalho, com o significado correspondente. Embora se trate de um elemento opcional, a lista é de grande ajuda para os leitores de apenas parte do trabalho, já que a descrição da sigla, usualmente, só aparece na primeira ocorrência do texto. 

 

Lista de Símbolos (Opcional) 

 

Recomenda-se que os símbolos sejam relacionados conforme a ordem apresentada no texto, com o devido significado.

 

Sumário (Obrigatório) 

 

O sumário é o último elemento pré-textual do trabalho. Trata-se da enumeração dos capítulos, seções e outras partes do trabalho, devendo ser elaborado, indicando os itens na ordem em que se sucedem no texto, com indicação da página inicial. Observações gerais: 17 a) as seções deverão ser indicadas, utilizando a tipologia das fontes utilizadas nos títulos das seções do trabalho (primárias, secundárias, terciárias etc.); b) os itens pré-textuais como: folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo, abstract, lista de ilustrações e tabelas, lista de abreviaturas e símbolos não devem constar no sumário; c) alinhar os títulos das seções pela margem esquerda do número de subseção mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais; d) não usar traço ou ponto entre o número da seção e o título (apenas um espaço de caractere); e) não utilizar a palavra “capítulo” diante da numeração; f) em obra de mais de um volume, o sumário deverá figurar completo em todos os volumes; Mais detalhes nas normas NBR 6027 e NBR 6024 (ABNT, 2012b, 2012a). 

 

ELEMENTOS TEXTUAIS 

 

Constituem o núcleo do trabalho onde o assunto é exposto e possuem características próprias. São apresentados em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Estão incluídos aqui a revisão de literatura, os fundamentos teóricos, os resultados e respectivas análises. 

 

INTRODUÇÃO 

 

Delimita o assunto, define brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, bem como as relações existentes com outros trabalhos. Apresenta o problema e as questões norteadoras ou hipóteses. Não deve antecipar conclusões e recomendações. 

Numeração da página: a contagem começa na folha de rosto, mas só aparece a partir da introdução. Os algoritmos devem aparecer sempre no canto superior direito, a 2 cm da borda.

Margens: a superior e a esquerda devem ter 3 cm de distância da borda. Já a inferior e a direita devem apresentar margem de 2 cm.

Títulos: é importante que sejam escritos no tamanho 12 (sugestão de fontes: Arial ou Times New Roman).

Texto: o texto do TCC deve ser escrito com as letras no tamanho 12 e espaçamento de 1,5 entre as linhas.

Notas de rodapé: letras com tamanho menores que 12 e espaçamento simples.

Citações

Direta: traz o sobrenome do autor em caixa alta, o ano de publicação e a página da citação.  Esta informação deve estar entre parênteses e separada por vírgulas. Se a citação tem menos de três linhas, então ela é feita no corpo do texto, contando com aspas duplas. Quando a citação tem mais de três linhas, ela deve ter um recuo de 4 cm com relação ao restante do texto, sem destaque de aspas.

Indireta: é uma citação feita dentro do próprio texto, só que deve conter sobrenome do autor e ano de publicação entre parênteses.

Para obter informações mais detalhadas, de acordo com a necessidade da sua citação, leia a NBR 6023 e NBR 10522.

Referências:

Livro: sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor, título em negrito, edição, cidade, editora e ano de publicação.

Exemplo: PELCZAR JUNIOR, J. M. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2.

ed. São Paulo: Makron Books, 1996.

Site: sobrenome do autor, nome do autor, título do texto, ano, link e data de acesso.

Exemplo: MORETTI, Isabella. “Regras da ABNT para TCC: conheça as

principais normas”. 2014. Disponível em: <http://viacarreira.com/regras-da-abnt-paratcc-conheca-principais-normas>. Acesso em: 04/01/2016.

 

Garantir que use a mesma letra do início ao fim do trabalho, sendo que as permitidas são Arial e Times New Roman, tamanho 12, o início de parágrafo deverá ser com recuo de primeira linha de 1,25.

Sugestão é selecionar o texto e fazer a formatação de todo ele.

 

 

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS 

 

A seguir são apresentados os itens pós-textuais de um trabalho acadêmico, a saber: referências, glossário, apêndices e anexos. 

 

Referências (Obrigatório) 

 

Conjunto padronizado de elementos que permitem a identificação de um documento, no todo ou em parte. Constitui-se de uma lista ordenada alfabeticamente de documentos citados pelo autor do trabalho. Deve obedecer a NBR 6023, Informação e documentação referências (ABNT, 2018). Nas Referências devem constar obrigatoriamente todas as obras citadas no trabalho. Para não ampliar em demasiado esta lista, sugere-se não referenciar obras consultadas, mas não citadas. Documentos utilizados como suporte para a elaboração do trabalho, como dicionários gerais, normas para apresentação, entre outros também não devem ser referenciados. Mais informações sobre elaboração de referências bibliográficas, de acordo com a NBR 6023 (ABNT, 2018), deve se consultar diretamente a norma.

 

Glossário (Opcional) 

 

É uma relação, em ordem alfabética, de palavras ou expressões de uso restrito ou de sentido obscuro, acompanhadas das respectivas definições, com o objetivo de esclarecer o leitor sobre o significado dos termos empregados no trabalho.

 

Apêndice (S) (Opcional) 

 

São textos ou documentos elaborados pelo autor, a fim de complementarem sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. São identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e os respectivos títulos, devendo estar centralizados na folha. Excepcionalmente, utilizam-se letras maiúsculas dobradas na identificação dos apêndices, se esgotadas as 23 letras do alfabeto. Podem-se incluir nos apêndices: questionários de pesquisas, tabulação de dados, ilustrações e outros documentos preparados pelo autor. Sua paginação deve ser contínua a do texto. 

Exemplo: APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS 

 

Anexo (S) (Opcional) 

 

São documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração à parte nuclear do trabalho. São identificados por letras maiúsculas e consecutivas, travessão e os respectivos títulos, devendo estar centralizados na folha. Excepcionalmente, utilizam-se letras maiúsculas dobradas na identificação dos apêndices, se esgotadas as 23 letras do alfabeto. Podem-se incluir nos anexos: leis, ilustrações e outros documentos não elaborados pelo autor. Sua paginação deve ser contínua a do texto. 

Exemplo: ANEXO A – EMPRESAS COMPONENTES DOS NÍVEIS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO – BOVESPA 

Sempre que necessário e conveniente, faça, no corpo do texto, remissões aos apêndices e anexos, visando orientar a leitura e propiciar a verificação e comprovação de seus argumentos.

 

 

REFERÊNCIA

 

MACHADO, Angela Saadi. Biblioteca IMED Campus Porto Alegre. 2014. 1 fotografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário