quinta-feira, 8 de julho de 2021

Sequência didática de História 1º ano

 Título: Quem sou eu?

Duração: 3 aulas

Introdução

Cada pessoa tem particularidades que a torna única. Não existe uma pessoa exatamente igual a outra: cada uma tem um nome, uma família, um modo de se vestir e até mesmo um lugar onde mora que é diferente das outras pessoas. Por isso, é importante trabalhar a identidade e a diversidade entre as pessoas, para que a criança desenvolva a percepção da importância do respeito às diferenças e que possa compreender a identificação de um “eu” e um “outro”.

Objetivos de aprendizagem

·         Identificar e compreender o conceito de identidade.

·         Valorizar as semelhanças e diferenças.

·         Respeitar a diversidade.

As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro) – (EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família.

Recursos e materiais necessários

·         lousa e giz/caneta de lousa,

·         folhas sulfite,

·         cartolina e fita adesiva para fazer um mural,

·         recortes de revistas ou imagens impressas que mostrem diferentes culturas e etnias,

·         lápis de cor,

·         cola,

·         tesouras sem ponta.

Desenvolvimento

Aula 1 – Roda de conversa

Duração: uma aula de 40 minutos

Organização dos alunos: em círculo

Organize os alunos em roda, e em seguida, inicie a aula questionando os alunos o que eles veem quando se olham no espelho. Faça uma lista na lousa com as respostas apresentadas. Lembre-se de que os alunos poderão descrever percepções diferentes sobre si mesmos, e ressalte em sala de aula de que não existem respostas erradas, já que cada um tem características físicas diferentes, que os tornam únicos.

No segundo momento da aula, baseando-se nas respostas obtidas, pergunte aos alunos se eles se consideram iguais aos seus colegas. Depois indague sobre com quem do círculo familiar deles eles se parecem. Ajude-os a perceber que, apesar de serem indivíduos diferentes, é possível encontrar algumas características semelhantes, evidenciando dessa forma as etnias da população brasileira.

Finalize a aula entregando a cada um uma folha com a seguinte frase “QUEM É VOCÊ?”, e peça para, com ajuda de seus pais ou responsáveis, fazerem um desenho contando um pouco de sua história.

Esse registro pode ser de três momentos que eles consideram que foram importantes a eles nos primeiros anos de vida. Solicite que eles se atentem em relação às mudanças ocorridas com o passar do tempo e o que eles faziam nessa primeira fase de sua vida. Ressalte que a atividade deve ser feita junto com os responsáveis, pois eles podem não lembrar de alguns acontecimentos. Peça para que, ao final coloquem o nome e a data de seu nascimento.

Aula 2 – Apresentação dos desenhos

Duração: uma aula de 40 minutos

Organização dos alunos: em duplas ou trios

Inicie a aula pedindo para que os alunos apresentem os desenhos feitos em casa. Lembre-se de que é importante incentivar os alunos a apresentarem suas produções para os colegas. Aprender a expressar-se em voz alta e clara contribui para a organização das ideias e para melhorar a oralidade. Caso algum aluno sinta vergonha ou dificuldade, auxilie-o na apresentação ressaltando aos colegas a importância do respeito, principalmente quando eles estão com alguma dificuldade.

Depois da apresentação, converse com os alunos sobre o que eles desenharam. Mostre que cada um tem uma história de vida repletas de lembranças e que no decorrer da vida houveram mudanças físicas, no modo de se alimentar, no modo de se vestir e se comportar e que essas mudanças ainda não acabaram. Use os desenhos para comparar cada infância, ressaltando as semelhanças e diferenças entre eles. No final do exercício, faça um mural na sala com os desenhos dos alunos.

Aula 3 – Quebra-cabeça

Duração: uma aula de 40 minutos

Organização dos alunos: em círculo

Inicie a aula conversando com os alunos e retomando um pouco das discussões das aulas anteriores. Relembre os alunos sobre as semelhanças e diferenças que as pessoas possuem e como isso as torna únicas. Esse é o momento para introduzir a ideia de identidade. Explique a eles que a identidade está relacionada também à origem genética (família biológica), ao nome e às características que compõem cada família como: crenças, modo de se vestir, modo de se alimentar, modos de brincar e também o local de vivência e moradia.

Reforce durante a conversa que as características culturais são tão importantes para a formação dessa identidade quanto às características físicas.

Aproveite esse momento e apresente aos alunos imagens de pessoas (preferencialmente crianças) de diferentes etnias para reforçar o tema discutido. Leve recortes de revistas ou fotografias impressas com imagens de povos indígenas, ciganos, esquimós, africanos, europeus e asiáticos. Afixe as imagens na lousa para que todos possam vê-las.

Incentive a discussão para que os alunos elenquem semelhanças e diferenças percebidas e anote na lousa as palavras-chave dessa comparação.

Finalize a aula pedindo para os alunos montarem um quebra-cabeça com imagens recortadas: dê algumas páginas de revistas/jornais ou impressas da internet para cada um. Instrua-os a recortar pedaços de cada uma (recorte de um olho, de um cabelo, de uma roupa, nariz etc.) e em seguida solicite que montem um novo rosto, misturando tons de pele, etnias, tipos de cabelos de cores e aspectos diferentes. Incentive os alunos a trocarem com os colegas as páginas de revistas e jornais, para que todos tenham acesso ao material.

No final acrescente no mural seus trabalhos que tem como objetivo evidenciar que as pessoas são diferentes e a importância do respeito à diversidade.

Aferição de aprendizagem

As aulas dessa sequência têm como objetivo fazer com que os alunos identifiquem aspectos de seu crescimento e de sua identidade a partir da percepção da passagem do tempo e da diversidade social na qual estão inseridos.

É importante observar os alunos ao longo do desenvolvimento das aulas, como eles se percebem e como percebem o outro, reconhecendo que existem diversos fatores que são relevantes para a formação da identidade de cada indivíduo. Verifique se os alunos compreenderam que todas as pessoas possuem semelhanças e diferenças entre si e merecem ter a identidade respeitada.

Para acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, observe, por exemplo, se durante a apresentação dos desenhos produzidos em casa pelos colegas, ele agiu com respeito ao próximo, acolhendo as diferenças. Além disso, na atividade de montagem do quebra-cabeça feito com imagens recortadas é importante verificar se o aluno conseguiu identificar como os rostos humanos podem ser diferentes, ostentando características distintas.

Sugestão de questões para observar o desenvolvimento da habilidade enfocada na sequência didática:

1.         Em poucas palavras explique oralmente: quem é você?

2.         Marque as alternativas abaixo que fazem parte de suas características. Mais de uma alternativa pode ser assinalada.

 

 

a) alto

 

b) olhos escuros

 

 

c) cabelo curto

 

d) gosta de roupas coloridas

 

 

e) baixo

 

f) estatura média

 

 

g) cabelo comprido

 

h) gosta de roupas pretas

 

 

i) olhos claros

 

j) cabelo escuro

 

 

k) cabelo ruivo

 

l) cabelo loiro

 

Gabarito das questões

1.         É esperado que o aluno fale um pouco de sua história de família, de suas lembranças, de características físicas (cor de pele, comprimento dos cabelos, tipo físico etc.), características étnicas etc.

2.         É esperado que o aluno reflita sobre as atividades desenvolvidas e consiga perceber e assinalar pelo menos duas de suas caraterísticas físicas que o distingue dos demais.


ALVES, Alexandre. OLIVEIRA, Letícia Fagundes de. Ligamundo: História-1º ano. Ensino Fundamental-Anos Iniciais. Saraiva. São Paulo, 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário