sexta-feira, 16 de julho de 2021

Sequência didática

 Tema: Cantigas de Roda

Conteúdo: Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, História.

Público Alvo: 1º ano

Tempo de realização: 1 semana

 Objetivos:

  • Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que existem.
  • Proporcionar a leitura e a escrita das canções.
  • Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.
  • Desenvolver a criatividade e a interação durante as produções das canções.

Competências / habilidades:

·         Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.

·          Conhecer os usos e funções da leitura e escrita no contexto da musicalidade;

·         Perceber e compreender a estrutura e o funcionamento do corpo humano, como forma de expressão e comunicação.

·         Identificar as situações que envolvam o gênero cantiga de roda

·         Experimentar o teatro com o corpo, identificando as habilidades necessárias ao desenvolvimento das expressões: facial, gestual e sua conjugação com vocalizações e sons.

Materiais utilizados:

 Som, cd, música, instrumentos musicais (sucata), piloto, papel, tesoura, cola, lápis de cores, livros etc.

Desenvolvimento (descrição da metodologia)

·         Recuperar com os pais, avós, amigos, vizinhos e em livros, cantigas de roda.

·         Dançar as cantigas com coreografia no pátio da escola.

·         Listar as cantigas de roda mais conhecida e fazer a leitura em voz alta dessas cantigas.

·         Após a listagem e leitura das cantigas de roda os alunos deverão escolher a cantiga que mais gosta para reescrever modificando as letras formando outra cantiga;

·         As crianças deverão ilustrar as novas cantigas.

·         Depois de feito os textos e a ilustrações, junta as produções de cada um para formar um caderno ou livro.

·         Após apresentação do caderno a turma, as crianças deverá escolher apenas uma cantiga para ser dramatizada pela turma.

Avaliação:

Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.

Critérios:

·         Participação;

·         Socialização;

·         Desenvolvimento das atividades propostas;

Instrumentos:

Observação e registros durante as aulas

Referencias:

http://files.comunidades.net/alfabetizacaotempocerto/matriz_bimestre_1_ano.pdf: acesso dia 04/11/2014

http://pt.slideshare.net/cidinhaprofessora/cantigas-de-roda-24477916: acesso dia 04/11/2014

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário