terça-feira, 20 de julho de 2021

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA

 

SOU LETRANDO: NOSSOS AUTORES E GÊNEROS FAVORITOS


 JUSTIFICATIVA

  

         Ler e escrever são competências históricas, sociais, cognitivas e emocionais que podem ser desenvolvidas nos contextos familiares e nos espaços de educação não formal, mas devem ser garantidas de maneira legal, planejada e formal no interior das escolas.

            Sendo assim, a construção do processo de alfabetização e letramento é de responsabilidade das instituições escolares e deve se constituir como elemento prioritário, tendo em vista a relevância dessas competências para a garantia dos demais conhecimentos e a construção da dignidade e da autonomia para a escolha de seu percurso pessoal e profissional.

            De acordo com Freire (1996) a importância do ato de ler, vai para além da decodificação do código linguístico. Ler é interpretar, mais do que apenas identificar as letras, sílabas e palavras em uma frase, mas sim buscar significado.

 “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Freire (2006, p.9). Assim, buscamos constantemente decifrar o sentido das coisas que nos cercam, de interpretar o mundo sob diferentes perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos, de certa forma, lendo – embora muitas vezes não nos demos conta disso.

            Nesse sentido, o nosso projeto buscará, através da utilização de variadas estratégias metodológicas, colocar a leitura e a escrita como protagonistas dentro das ações pedagógicas, numa articulação cheia de intencionalidade com os demais campos de experiências e áreas do conhecimento que já trabalhamos no cotidiano de nossas atividades. Assim, as práticas de letramento que já fazem parte da nossa rotina, ganhará ações específicas no sentido de superar os entraves que dificultam a aquisição dos processos de leitura e escrita, numa busca contínua daquilo que consideramos essencial para a garantia de um ensino que privilegie aulas lúdicas, desafiadoras, significativas e prazerosas, tendo em vista a formação de sujeitos que leiam, interpretem, infiram e façam uso social e autônomo desses conhecimentos.

 

Quem não lê é cego, só vê o que os olhos veem. Quem lê, ao contrário, tem muitos milhares de olhos: todos os olhos daqueles que escreveram. (ALVES, 1999, p.62).

 

            Assim, o “ Sou letrando”, vislumbrará a articulação dos gêneros e autores que mais signifiquem para nossos professores e estudantes, no sentido de incentivar o estudo, a pesquisa e sobretudo o prazer de ler e escrever.


OBJETIVO GERAL

 

Fomentar práticas cotidianas de leitura e escrita, através da utilização de estratégias que enfatizem a alfabetização, o letramento e sobretudo, que despertem o gosto e o hábito de ler e escrever.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

- Ler e interpretar variados gêneros textuais.

- Inferir informações implícitas em textos.

- Produzir textos.

- Desenvolver a oralidade.

- Desenvolver a imaginação e a criatividade.

- Ampliar o repertório literário.

- (Re) conhecer diferentes gêneros textuais, distinguindo suas respectivas características.

- (Re) conhecer a vida e a obra dos autores estudados.

- Desenvolver o hábito de ler.

- Proporcionar momentos de apreciação da cultura escrita.

Disponibilizar acesso à cultura escrita através de variados recursos.

- Criar condições favoráveis para a leitura dentro do ambiente escolar.

- Criar espaços diversos para os momentos de leitura individual e coletiva.

- Melhorar o desempenho acadêmico em leitura e escrita.

- Elevar a autoestima dos estudantes no que se refere às suas diversas potencialidades.

- Exercitar a abstração e a criatividade.

- Promover estratégias de interação e de fomento ao respeito às diferenças.

- Ampliar as estratégias de incentivo à prática cotidiana dos valores defendidos pelo Projeto Político Pedagógico - PPP da nossa escola (Respeito, Amor, Empatia, Participação, Criatividade, Inovação, Solidariedade, Conhecimento de mundo, Produção de conhecimento, Sustentabilidade).

- Proporcionar momentos de apreciação à leitura entre estudantes e seus responsáveis.

- Criar espaços diversos para momentos de leitura individual e coletiva.

- Expor os trabalhos realizados pelas turmas ao longo do projeto.


PROCEDIMENTOS/CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Período/ Data

Atividade

A definir

 

Pesquisa, estudo, escrita do Projeto.

 

A definir

 

 Abertura do Projeto:

Apresentação artística. (A definir).

 

A definir

Escolha do gênero e/ou autor, pesquisa e estudo.

 

A definir

Início das ações do projeto com atividade de apresentação do gênero e/ou autor escolhido.

 

No decorrer do projeto.

 

Atividades sequenciadas de alfabetização.

No decorrer do projeto.

Leitura, interpretação e inferência.

 

No decorrer do projeto.

 

Produção de variados textos.

No decorrer do projeto.

 

Oficinas de leitura e produção de texto.

 

No decorrer do projeto.

 

Rodas de conversa.

No decorrer do projeto.

 

Rodas de leitura.

No decorrer do projeto.

 

Hora do Conto.

No decorrer do projeto.

 

Parada da leitura.

No decorrer do projeto.

 

Cesta de leitura no pátio.

A definir.

 

Gincana literária

No decorrer do projeto.

Seminários sobre os autores e suas obras.

 

A definir.

Palestras.

 

A definir.

Visitas a bibliotecas.

 

A definir

Culminância do projeto:

Baile literário com apresentação das produções das turmas.


RECURSOS

- Livros sobre a vida e obras dos autores estudados;

- Livros de literatura infantil;

- Livros didáticos e paradidáticos;

- Dicionários;

- Materiais recicláveis diversos;

- Sucatas;

- Fantoches;

- Fantasias;

- Televisão;

- Aparelho de som;

- Alfabeto móvel;

- Brinquedos;

- Jogos alfabetizadores;

- Multimídias (CD, DVD, pendrive);

- Papéis diversos;

- Lápis, canetas, tintas, pincéis, cadernos;


RESULTADOS ESPERADOS

            Esperamos que este projeto fomente o interesse, a valorização e o prazer pelo ato de ler e escrever em seus diferentes gêneros e modalidades.

            Nesse sentido, almejamos proporcionar aos estudantes, experiências leitores diversificadas, prazerosas e significativas com o objetivo de fortalecer as ações que já realizamos em nosso cotidiano pedagógico numa perspectiva de investir em novas estratégias e incrementar as atividades já existentes.

            Assim, desejamos continuar vislumbrando a leitura e a escrita como experiências e conteúdos protagonistas dentro do cenário escolar, tendo em vista a formação de sujeitos letrados e capacitados para enfrentar os desafios inerentes à vida em nossa sociedade contemporânea.

AVALIAÇÃO

            Tendo em vista uma concepção histórico-crítica, formativa e contínua de avaliação, os estudantes serão avaliados no cotidiano do projeto, durante a realização de cada atividade, numa análise reflexiva das ações, interações, dos processos e dos sujeitos envolvidos.

            Assim, os professores poderão avaliar através da utilização dos seguintes instrumentos: Portfólios, exposições, rodas de conversa, rodas de leitura, registros diários, observações, pesquisas, trabalhos em equipe, seminários, testes, provas, entre outras ferramentas avaliativas.

 

REFERÊNCIAS

 

ALVES, Rubens. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. Papirus Editora, Campinas, SP, 2001 e Edições Asa, Porto, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais/Arte. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB Lei n.9.394/96. Brasília: DF, MEC/SEF, 1996.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 48. ed. São Paulo, Cortez, 2006.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D´água, 1997.


SILVA, Tomaz T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica. 2004.

 

 

 

“ Sementinhas bem plantadas, brotam e não param de crescer”.

 

( Autor desconhecido).

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