Vamos aqui resgatar as velhas brincadeiras de
infância pois, as vantagens são imensas. Desenvolvimento da noção de espaço, da
lateralidade, da coordenação motora, da interação com o grupo, e tantas outras
habilidades que podem ser desenvolvidas. Não podemos deixar que estas
brincadeiras restrinjam-se ao pré-escolar. Devem perpetuar pelo ensino
fundamental com brincadeiras adequadas à idade incentivando a interação entre
as crianças.
Batata quente
Todos em roda, sentados no chão, com um objeto na mão
vai passando e cantando a seguinte canção:
_ Batata
que passa quente, batata que já passou, quem ficar com a batata, coitadinho se
queimou!
Quando
disser queimou, a pessoa que estiver com o objeto na mão, sai da roda.
Boca
de forno
Mestre: Uma
criança é eleita como chefe ou mestre. Ela deverá ser a única a dar ordens na
brincadeira e os demais deverão cumpri-las.
O mestre inicia a brincadeira dizendo:
Mestre: -Boca de Forno
Crianças: - Forno
Mestre: - Faz o que eu mando?
Crianças: - Faço
Mestre: - Se não fizer?
Criança: - Toma bolo
Ou (varia de região para região)
-Bento, bento é o frade
Todos:
-Frade!
Mestre:
-Na boca do forno!
Todos:
-Forno!
Mestre:
-Tirar um bolo!
Todos:
-Bolo!
Mestre:
-Farão tudo que seu mestre mandar...
Todos:
-Faremos todos!
Mestre:
-Se não fizer...
Todos:
Levaremos o bolo!
O mestre deverá ditar a ordem que deve ser a de trazer um
objeto como um lápis, um batom, um caderno, uma folha de árvore ou caderno etc.
Se a criança não conseguir deverá pagar uma prenda que pode ser cantar uma
música, dançar, imitar um bicho etc.
Caixinha
de surpresas
Antes de iniciar o jogo,
escreve-se em papeizinhos várias tarefas engraçadas. Coloca dentro de uma
caixinha.
Sentados em círculo, a caixinha irá circular de mão em mão, até a música parar.
Quem estiver com a caixinha na mão no momento que a música parar deverá tirar
um papel da caixinha e executar a tarefa. Continua até acabar os papéis.
Ceguinho
Forma-se uma roda e uma
criança fica no centro da roda com os olhos vendados. Todos deverão girar na
roda e cantar “Pai Francisco”. Quando o ceguinho bater palmas, a roda deverá
parar e ele caminhará para a frente e tocar no colega para adivinhar quem é.
Chicotinho
Faz-se uma fila de crianças.
Outra criança deverá segurar a corda com as duas pontas na mão e começar a
girá-la no chão. As crianças da fila começam a pular uma por uma. Sai da
brincadeira quem pisar na corda.
Chicotinho
Queimado
Escolhe um objeto para ser o
chicotinho queimado, pode ser um pedaço de corda ou corrente.
Todas as crianças tapam os
olhos, enquanto uma outra criança esconde o chicotinho queimado. Todas as
crianças saem à procura do chicotinho já com os olhos destampados. À medida que
alguma criança estiver perto, a que escondeu o chicotinho dirá está quente. Se
estiver longe diz está frio. Esquentando ou esfriando conforme a distância. Diz
pelando quando estiver muito perto do chicotinho. Aquela que achar pega o
chicotinho e sai correndo atrás de outra criança. Aquela que for tocada
levemente pelo chicotinho será a próxima a escondê-lo.
Galinha gorda
Pode-se fazer na piscina certificando-se
que todos sabem mergulhar e observando a idade da garotada. Todos estão dentro
da piscina. Uma criança começa a falar e o grupo deve responder:
Jogador:- Galinha gorda!
Todos: - Gorda ela!
Jogador: - Vamos comê-la!
Todos: - Vamos a ela!"
E então o jogador joga o objeto (galinha
gorda) em algum lugar da piscina. Todos mergulham em busca do objeto. Quem
conseguir achar a galinha gorda será o vencedor e o próximo a lançar o objeto
que representa a galinha gorda.
Serra, Serra, Serrador
Brinca duas crianças, uma de frente para
outra, de pé, dando-se as mãos. Começam a balançar de trás para frente, indo e
vindo e cantando: - Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas
tábuas já serrou? Uma diz um número, por exemplo, quatro. Elas então deverão
dar quatro giros com os braços sem soltarem as mãos.
Seu lobo
Escolhe-se uma criança para ser o lobo
que deverá se esconder perto. As outras crianças deverão ir até onde o lobo
está escondido e então cantam: vamos passear na floresta enquanto seu lobo não
vem, seu lobo está? Então o lobo responder: estou tomando banho. As crianças
dão outra volta cantando novamente até chegar perto da casa: vamos passear na
floresta enquanto seu lobo não vem, seu lobo está? O lobo responde outra coisa:
estou botando meu sapato e assim por diante cada vez o lobo dirá algo diferente
que está fazendo, até quando estiver pronto. O lobo então sai sem falar nada
atrás das crianças. A que ele conseguir agarrar será o próximo lobo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário