Brinquedo óptico
Introdução
Esta sequência didática propõe a construção de um brinquedo
óptico, a fim de propiciar aos estudantes uma experiência lúdica dos processos
básicos de representação gráfica do movimento. A compreensão da ilusão do
movimento é desenvolvida por meio de atividades que abrangem a produção de
sequências de desenhos, composição dos desenhos com movimento e confecção de um
flip book. Esta sequência ajuda a
entender o processo de animação.
Objetivos de aprendizagem
Esta sequência tem o objetivo de
explorar, na unidade temática Artes Integradas, o seguinte objeto de
conhecimento e respectiva habilidade:
Arte e tecnologia (EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e
recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio
e vídeo, fotografia, softwares etc.)
nos processos de criação artística.
Os objetivos específicos desta sequência
didática, alinhados com a habilidade EF15AR26, são:
•
Conhecer modos de representação do movimento no
desenho.
•
Desenvolver estratégias de representação do
movimento no desenho.
•
Refletir sobre o uso dessas estratégias em
produção própria.
•
Produzir e explorar o funcionamento de um
brinquedo óptico.
•
Compreender, por meio da construção do brinquedo
óptico, como se dá a ilusão de movimento.
Recursos e materiais necessários
AULA 1 – papel
sulfite, lápis preto.
AULA 2 – papel
sulfite, lápis preto, lápis de cor, canetinha.
AULA 3 – blocos de papel de 76 x 76 cm (podem ser blocos de papel industrializados, como os blocos autoadesivos, por exemplo, ou confeccionados pelo professor), lápis preto, lápis de cor, canetinha.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
Duração: uma aula de 40
minutos |
Organização dos estudantes:
Trabalho individual, com os estudantes dispostos em roda na sala de
aula. |
1ª atividade
Comece a aula com uma conversa, a fim de entender com os
estudantes como pode ser feita a representação do movimento em desenho. Para
iniciar, estimule-os a criar hipóteses de como os desenhos animados produzem a
ilusão do movimento. Conduza a conversa usando como guia as perguntas
seguintes:
•
“Todos aqui já viram um desenho animado?”;
•
“Quais são seus desenhos animados
preferidos?”;
•
“Vocês já pensaram de que modo são feitos os
desenhos animados?”;
•
“Quais as diferenças entre um desenho feito no
papel e um desenho animado?”;
•
“Como vocês acham que o artista faz para que o
desenho fique animado, ou seja, represente movimento?”;
•
“Vocês acham que é possível um desenho
representar um movimento?”;
•
“Como vocês fariam isso?”.
Neste momento, estimule os
estudantes a falar a respeito das próprias experiências e repertórios. Você
pode auxiliá-los por meio de algumas estratégias. Usando o movimento do seu
próprio corpo, por exemplo. Pergunte o que dá mais impressão de que meu corpo
está em movimento: quando estou com as duas pernas no chão e os braços
esticados, ou quando estou parado com uma perna no chão e outra no ar, e os
braços dobrados?
2ª atividade
Após essa conversa, a proposta é
que os estudantes representem por meio de desenho um movimento simples.
Organize-os em roda. Cada
estudante deve ter em mãos uma folha de papel sulfite e um lápis preto. Peça
que desenhem a pose que você vai fazer. Essa pose deve apresentar uma ação
simples: caminhar, por exemplo. Caso algum estudante queira fazer a pose para
os colegas desenharem, oriente-o a organizar o corpo de modo que sua pose dê a
impressão de que está em movimento. A pose deve durar pouco tempo, pois o
desenho será de memória e não de observação.
Oriente a produção com a pergunta
a seguir: “Como você mostraria no desenho que a pessoa está caminhando?”. Peça
para que façam apenas um desenho da cena. Isto é, o objetivo é que eles
caracterizem o movimento e não a ação acabada. Ao terminar, solicite que
mostrem o desenho aos colegas e expliquem quais estratégias usaram para mostrar
o movimento. Você pode auxiliá-los com a pergunta: “Por que você desenhou a
pessoa nessa posição e não em outra?”. Nesse momento, espera-se que os
estudantes sejam capazes de perceber que é mais comum desenhar uma ação em
curso para caracterizar movimento do que uma ação finalizada.
Caso algum estudante tenha
desenhado a pessoa com os dois pés no chão e braços junto ao corpo, pergunte se
para aquele estudante o desenho mostra o movimento de caminhar. Peça, então,
que comparem com os desenhos nos quais os pés das personagens estão fora do
chão, no ar, realizando o movimento.
Lembre-se de guardar os trabalhos no
portfólio da classe.
Aula 2
Duração: uma aula de 40
minutos |
Organização dos estudantes:
Trabalho em grupo. |
1ª atividade
Comece a aula retomando o que foi feito na
aula anterior. Pergunte do que os estudantes se recordam da atividade realizada
e, com base na fala deles, lembre-os de que é mais comum desenhar uma ação em
curso para caracterizar movimento.
2ª
atividade
Organize os estudantes em grupos
de quatro. Os grupos podem se distribuir pela sala, com os estudantes usando as
carteiras ou sentados no chão. Entregue quatro folhas de papel sulfite a cada
grupo. Explique que deverão desenhar uma pessoa pulando. O movimento será
dividido em quatro etapas. Cada etapa deve ser desenhada em uma folha
diferente. Solicite aos grupos que se organizem para ver quem vai desenhar cada
etapa. Se necessário, um estudante pode mostrar um salto para os demais.
Exemplo:
•
Etapa 1 – A pessoa está no chão;
•
Etapa 2 – A pessoa prepara-se para saltar;
•
Etapa 3 – A pessoa está no ar;
•
Etapa 4 – A pessoa está voltando para o
chão.
Recomende aos estudantes que
mantenham certa relação entre os desenhos, pois fazem parte da mesma sequência
de uma cena. Isso pode ser feito no desenho, por exemplo, fazendo uso da
repetição: do cenário, de algum objeto da cena, de uma roupa ou característica
do corpo da pessoa que está pulando.
3ª atividade
Com os trabalhos finalizados,
organize os desenhos em sequência, no centro da sala, para que todos possam
vê-los. Conduza uma conversa para que os estudantes possam pensar sobre as
diferentes estratégias que utilizaram para representar essa sequência de
movimentos. Peça que expliquem seus desenhos e as escolhas que fizeram.
Para encerrar a aula, pergunte o
que perceberam de diferente e de semelhante entre esta atividade e a atividade
da aula anterior. Com base nas falas deles, conclua que, para criar um desenho
animado, um dos primeiros passos é desenhar cada etapa do movimento.
Lembre-se de guardar os trabalhos no
portfólio da classe.
Aula 3
Duração: uma aula de 40
minutos |
Organização dos estudantes:
Trabalho individual, com os estudantes dispostos em roda na sala de
aula. |
1ª atividade
Comece a aula retomando o que foi feito nas
aulas anteriores. Pergunte aos estudantes do que se recordam das atividades
realizadas e, com base na fala deles, enfatize a caracterização do movimento
usando desenhos sequenciais. Para dar continuidade a essa investigação, diga
que nesta aula eles vão criar um flip
book. Apresente a eles um modelo já
pronto e explique seu funcionamento.
Quando estiver apresentando,
mostre que o princípio de funcionamento do flip
book é o mesmo que foi desenvolvido na aula anterior: distribuir uma ação
em etapas, quanto mais etapas, mais detalhado será o movimento.
Explique, mostrando aos
estudantes, que, para criar o efeito de movimento, os desenhos em cada papel
devem estar sobrepostos sequencialmente e possuir pequenas diferenças entre si.
Eles devem compreender que são essas pequenas diferenças que garantem a ilusão
do movimento.
Mostre que, para criar a ilusão
de movimento, basta folhear o bloco rapidamente e fixar o olhar nos desenhos
que vão sendo passados sucessivamente. Aproveite para explicar que o nome flip book significa exatamente isso, um
“livro de folhear”.
2ª atividade
Depois de garantir que os
estudantes compreenderam bem o processo, diga que eles vão criar seu próprio flip book.
Passo a passo para criar o flip book.
•
Entregue um bloco de papel para cada estudante.
Cada bloco deve ter 10 páginas (ou mais, se você julgar melhor).
•
Peça aos estudantes que planejem a cena que será
desenhada. Nem é preciso haver elementos de cenário; pode ser apenas um
personagem realizando uma ação simples. Deixe que escolham o tema livremente.
Caso algum estudante tenha dificuldade em elaborar um tema, oriente-o,
lembrando que linhas, pontos e formas simples também podem constituir
personagens. É até mais recomendável que os desenhos sejam simples, pois muitos
detalhes podem dificultar o trabalho.
•
Oriente-os a fazer um rascunho. Como na
atividade da AULA 2, eles devem dividir uma folha de papel sulfite, agora em 10
partes, e desenhar em cada uma delas as etapas do movimento. Os desenhos podem
ser feitos apenas com lápis preto.
•
O primeiro desenho, que representa o início do
movimento, deve ser feito na última folha do bloco; o segundo desenho, na
penúltima folha, e assim por diante, até finalizar o movimento na primeira
folha. É importante que os desenhos estejam sobrepostos e o mais alinhados
possível uns aos outros para que não haja muitos deslocamentos da figura ao
folhear as páginas. Para que a visualização seja melhor, os desenhos precisam
ser feitos mais próximos da borda inferior do papel.
•
Quando terminarem os desenhos, peça que folheiem
rapidamente o bloco de trás para a frente. Está pronto o flip book.
3ª atividade
Converse novamente com os
estudantes sobre a ilusão de movimento criada ao folhearem o bloco. Você pode
comentar que é assim que os desenhos animados são feitos: uma sequência de
desenhos que, passados rapidamente, criam a impressão de movimento. Não há necessidade
de explicar, nesse momento, o processo de filmagem das etapas para compor a
animação. O objetivo é apenas que compreendam que a animação é feita a partir
de uma sequência de desenhos.
Lembre-se de
guardar os trabalhos no portfólio da classe.
Aferição de aprendizagem
Há três aspectos a serem
observados, desejáveis como resultados das aprendizagens pretendidas nesta
sequência:
•
que os estudantes criem suas próprias
estratégias para caracterizar o movimento ao produzir um desenho;
•
que os estudantes compreendam e desenvolvam
estratégias para caracterizar o movimento ao produzir um desenho;
•
que os estudantes compreendam o funcionamento do
brinquedo óptico construído em aula e entendam como se dá a ilusão de
movimento.
Durante a sequência didática, você pode usar como guia as
seguintes perguntas: Os estudantes compreenderam o processo de caracterização
do movimento ao produzir os desenhos? Suas estratégias de desenho foram
diferentes para cada atividade? Deram atenção às instruções relativas ao modo
como o brinquedo óptico funciona? O resultado ficou compreensível? Como se
relacionaram com sua própria produção artística durante as atividades? Como se
relacionaram com a produção dos colegas nos momentos de compartilhar?
Questões para
aplicar aos estudantes
Como os estudantes nesta etapa de aprendizagem ainda não
estão completamente alfabetizados, você pode realizar as questões oralmente.
1.
Divida uma folha de papel sulfite em cinco
partes e desenhe em cada parte a etapa de um movimento. Depois, mostre aos
colegas para ver se eles adivinham o que você desenhou.
2.
Você ficou satisfeito com o seu flip book? Você mudaria alguma coisa?
As duas questões pretendem
verificar se os estudantes compreenderam o processo de sequenciação de imagens
para compor a ilusão de movimento.
POUGY, Eliana. VILELA, André. Ápis Ensino Fundamental-anos iniciais. Componente Curricular Arte. Editora Ática. São Paulo, 2017.
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