PLANOS DE AULAS PARA PRÉ II (Grupo 5)
Explorando a História João e o pé de feijão
AULA 01
DATA:________________________
ü AULA: LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA / MÚSICA / BRINQUEDOTECA
ü ASSUNTO: JOÃO E O PÉ
DE FEIJÃO - (AULA SEQUENCIADA 1)
ü OBJETIVO: Perceber as ideias
do texto por meio da leitura ouvida;
Promover a apreciação das histórias clássicas
infantis;
Interpretar a história apresentada através da
música;
Entender o cultivo e crescimento da semente do pé de feijão.
ü DESENVOLVIMENTO:
* Acolhida com alfabeto móvel
*Rodinha-
Conversa sobre o dia (Clima, calendário)
Contagem dos alunos
– LINGUAGEM ORA E ESCRITA:
-Leitura de João e o pé de feijão.
- Tocar a música: Trupicada Banda de Música Infantil - João e o Pé de
Feijão
!º momento: tocar a música e deixar que eles dancem de forma
livre.
2º momento: ensinar a coreografia da música para eles. (https://www.deezer.com/en/track/119795984)
- Experiência: Cada aluno vai receber dois copinhos com seu nome e
as sementinhas de feijão. Eles deverão plantar as sementes nos dois copos. O
primeiro ficará perto da janela, o segundo em um local escuro.
Durante a semana faremos registro de qual planta se desenvolve melhor.
- Atividade de sala:
Completar o desenho da história colocando os elementos que faltam.
AULA 02
DATA:_________________________
ü AULA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
/ CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO E DO MUNDO
ü ASSUNTO: JOÃO E O PÉ
DE FEIJÃO – O QUE O PÉ DE FEIJÃO PRECISA PARA CRESCER? (AULA SEQUENCIADA
2)
ü OBJETIVO: Instigar a
linguagem oral através do reconto;
Despertar o interesse pelo cuidar;
Desenvolver a sequência temporal com o registro do
crescimento do pé de feijão.
ü DESENVOLVIMENTO:
* Acolhida com alfabeto móvel
*Rodinha-
Conversa sobre o dia (Clima, calendário)
Contagem dos alunos
*CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO E DO MUNDO:
-Reconto da história:
Utilizar questionamentos que levem os alunos a recontar a história:
Quais os personagens da história?
Porque o gigante se irritou com João?
Quanto vocês acham que seria o tamanho de pé de feijão?
- Vivencia: Questiona-los sobre a atitude de João:
Porque João precisava vender a vaca?
Porque a mãe de João ficou triste ao perceber que ele havia trocado a
vaca por feijões?
- Atividade de sala:
Os alunos devem desenharam o gigante a partir de suas botas.
*LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
- Relembrar a experiência feita na aula passada.
- Conversar com eles sobre as hipóteses de crescimento do feijão.
- Um cartaz de registro deve ser exposto na sala.
- Fazer o registro do primeiro dia:
O registro deve ser feito no cartaz, e em seguida, os alunos devem fazer
o registro no livrinho do crescimento.
O livrinho do crescimento é um livro que contém os dias para que o aluno
faça um registro através de desenhos e palavras de cada dia observado no
crescimento das suas plantinhas.
Explorando a História de João e Maria
AULA 01
DATA:________________________
ü AULA: LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA / CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO E DO MUNDO
ü ASSUNTO: JOÃO E MARIA
– A HISTÓRIA QUE A VOVÓ NUNCA CONTOU! (AULA SEQUENCIADA 2)
ü OBJETIVO: Perceber as ideias
do texto por meio da leitura ouvida;
Estimular a consciência fonológica;
Reconhecer a escrita como registro da fala;
Incentivar a criatividade e estimular a imaginação
através do reconto da história.
ü DESENVOLVIMENTO:
* Acolhida com massinha
*Rodinha-
Conversa sobre o dia (Clima, calendário)
Contagem dos alunos
– LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
- Rodinha da conversa: Reconto da história João e Maria. Em seguida, mostrar as imagens da história e pedir que os alunos identifiquem de aula parte a imagem fala.
- Lista o nome dos principais personagens da história.
Registra no quadro.
Localizar a letra inicial no alfabeto.
- Atividade de sala:
Explicar a atividade para os alunos.
Deixar que tentem responde-las.
Fazer intervenção com os alunos que não conseguirem desenvolver apenas
com as orientações.
AULA 02
*CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO E DO
MUNDO:
- Rodinha de conversa: Discussão dirigida sobre a história:
O que você faria se uma pessoa estranha te convidasse para entrar na
casa dela?
É correto mentir?
Existem famílias onde as pessoas não têm nada para comer?
- Atividade lúdica:
Decorar e montar um mini-livro da história de João e Maria.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1º ANO
Componente Curricular: Ciências
Título: Como eu sou
Duração: 3 aulas
Introdução
Nesta
sequência didática, o foco será o respeito à diversidade e trabalharemos com a identificação das características do próprio aluno
estabelecendo comparações com os demais colegas. Ao realizar atividades que
possibilitem análises e discussões sobre o preconceito, esperamos que o aluno
reflita sobre o assunto e reveja suas atitudes nesse sentido. A proposta é dar
espaço para que o preconceito ceda lugar para a compreensão e valorização das
diferenças compondo o verdadeiro respeito à diversidade. Trata-se de um
exercício de cidadania que os alunos podem vivenciar desde pequenos estendendo-se
para o resto da vida.
Objetivos de aprendizagem
·
Reconhecer as próprias caraterísticas.
·
Identificar diferentes características entre as
pessoas.
·
Respeitar as diferenças entre as pessoas.
·
Compreender o que é preconceito e como agir para
não ter atitude preconceituosa.
Objeto de conhecimento
Respeito à diversidade.
Habilidade
(EF01CI04)
Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a
diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do
acolhimento e do respeito a essas diferenças.
Recursos e materiais necessários
Aula 1:
·
Giz de lousa ou caneta para quadro branco para
escrever o poema.
·
Poema “Pessoas são diferentes” de Ruth Rocha. O poema pode ser encontrado na seguinte
referência: METZNER, Andreia C.; FERREIRA, Natercia M.; SIQUEIRA, Aline
F. Trabalhando a
diversidade na educação infantil: um novo olhar sobre as diferenças. Disponível em: <http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/agenda_eventos/inscricoes/PDF_SWF/14602.pdf>.
Acesso em: 26 nov. 2017.
Aula 2:
·
Folha de papel sulfite, lápis preto, lápis coloridos,
giz de cera, varal e prendedor.
·
Autorretratos de alguns artistas,
como Tarsila do Amaral, Pablo Picasso, Frida Kahlo e Leonardo da Vinci. Os
autorretratos podem ser obtidos em livros e com uma pesquisa na internet.
Durante a pesquisa, procure se certificar da procedência das imagens e se elas,
de fato, são autorretratos dos pintores.
Aula 3:
·
Cartões em formato de quadrado nas cores azul e
vermelho feitos com cartolinas. A quantidade irá variar de acordo com o número
de alunos na turma (cada aluno deverá receber um cartão).
Desenvolvimento
Aula 1 – Conhecendo as diferenças
Duração:
uma aula de 40 minutos. |
Organização dos
alunos: em círculo. |
Para esta aula, escreva na lousa ou no quadro
branco o poema “Pessoas são diferentes”, de Ruth Rocha. Em seguida, com os
alunos sentados em suas carteiras, leia com eles o poema. Após a leitura, organize-os
em círculo, a fim de facilitar a
troca de ideias. Converse com eles perguntando se já observaram
diferenças entre as pessoas. Permita e incentive que eles contem quais foram as
diferenças observadas. Os alunos poderão citar, além das características
físicas, as ideias, as opiniões, a maneira de se comportar, o nome, etc. Para
orientar essa conversa, sugerimos algumas questões:
·
A autora do poema compara duas crianças. Ela
compara somente as características físicas? Como você pode perceber isso?
·
Por que ela diz que as crianças são muito
diferentes?
·
Em que trecho do poema a autora diz que as duas
crianças são iguais?
·
Além das características físicas, o que torna
uma pessoa diferente de outra?
·
Em sua turma ou em sua família, há pessoas com
nomes iguais? Se tiver, como vocês costumam chamá-los para diferenciar um do
outro?
Este é o momento do trabalho oral com os alunos.
Instigue-os a discutir as questões propostas. Você pode, conforme o
encaminhamento das respostas, incluir outras questões que julgar pertinentes.
Deixe-os livres para responder e incentive os mais tímidos a se colocarem.
Garanta um clima de respeito para que todos se sintam à vontade para participar.
Aula 2 – Produzindo um autorretrato
Duração:
uma aula de 40 minutos. |
Organização dos
alunos: individual e, posteriormente, em círculo. |
Para
introduzir a proposta desta aula, converse com os alunos sobre o que é
um autorretrato. Durante a conversa, procure levantar o que eles já conhecem
sobre o assunto e se eles já viram algum autorretrato. Se possível, mostre aos
alunos alguns exemplos de autorretratos de alguns pintores famosos, como Tarsila
do Amaral, Pablo Picasso e Leonardo da Vinci. Nesse caso, pergunte qual foi o
autorretrato de que eles mais gostaram e os motivos da escolha.
Na sequência, distribua uma folha de papel sulfite, lápis
preto, lápis coloridos e giz de cera para cada aluno e proponha que eles façam
um autorretrato.
Quando os autorretratos estiverem prontos, recolha-os e organize
os alunos em círculo. Apresente um autorretrato de cada vez e peça aos alunos
que tentem reconhecer quem está representado em cada autorretrato. Ao ser
reconhecido, solicite ao aluno que segure seu autorretrato voltado para os
colegas. Quando todos estiverem com seus autorretratos, converse com eles sobre
a percepção que possuem dos autorretratos dos colegas e permita que os comparem
entre si. Conduza a conversa com perguntas como:
·
O que os autorretratos têm de diferente? O que
eles têm em comum?
·
Será que o autorretrato é igual à foto da
pessoa?
Após a conversa, monte um painel com os trabalhos. Se
possível, apresentem o painel para outras turmas ou para os pais.
Aula 3 – Conversando sobre preconceito
Duração:
uma aula de 40 minutos. |
Organização dos
alunos: em círculo. |
Leve
os alunos para o pátio ou a quadra de esporte da escola e peça para que se
sentem formando um círculo para uma roda de conversa. Distribua aleatoriamente
para cada aluno um cartão azul ou vermelho de forma que cada aluno receba um
cartão de uma única cor. Em seguida, informe os alunos que, a partir desse
momento, apenas aqueles que receberam o cartão azul poderão participar da
brincadeira e que aqueles que receberam o cartão vermelho deverão permanecer
sentados no chão e assistirem aos demais colegas enquanto brincam. Proponha uma
brincadeira qualquer, de preferência que seja uma com a qual os alunos já
estejam familiarizados.
Após explicar
como se sucederá a atividade, questione os alunos se eles concordam com essa
divisão. É provável que alguns alunos não considerem justo serem banidos da
brincadeira e poderem apenas assistir aos colegas brincando. Caso nenhum aluno
se manifeste nesse sentido, procure incentivá-los a dizer como se sentem por
meio de perguntas, como
·
Como
você se sente em não poder brincar? (Nos casos dos alunos que receberam os
cartões vermelhos.)
·
Como
você se sente em poder brincar e seu colega não? (Nos casos dos alunos que
receberam os cartões azuis.)
·
Por
que você concorda (ou não concorda) com a divisão que foi feita?
·
Você
acha que deveria ser feito qualquer tipo de divisão entre os alunos? Se sim, como
você acha que deveria ser essa divisão? Por quê?
Aproveite esse
momento de conversa para explicar o que é a discriminação e o preconceito
relacionando esses conceitos à divisão dos alunos por meio de cartões azuis e
vermelhos. Converse com eles sobre o assunto e pergunte se já sofreram algum
tipo de preconceito, se já presenciaram alguma situação preconceituosa
envolvendo outras pessoas, ou, até mesmo, se já tiveram uma atitude
preconceituosa. Retome o que foi discutido nas conversas das aulas anteriores
de forma a valorizar e promover o respeito às diferenças entre as
características dos alunos.
Para enriquecer a conversa, caso seja possível, assista
com os alunos o vídeo “Discriminação Étnica” da Turma da Mônica, esse vídeo
pode ser encontrado na internet.
Ao finalizar a conversa, recolha os cartões e convide
todos os alunos para participarem das brincadeiras.
Aferição de aprendizagem
A avaliação
deve acontecer de forma contínua e processual. Ela tem início quando o
professor conversa com os alunos a respeito de suas diferenças físicas, emocionais
e jeito de ser. É um procedimento investigativo do trabalho pedagógico,
portanto, a todo momento é preciso ouvir, coletar e analisar o que o aluno já
sabe e o que ainda precisa aprender sobre a questão trabalhada.
Durante o
trabalho com esse conteúdo, esteja preparado para intervir e mediar as
atividades de forma a conduzir os alunos a avanços na sua aprendizagem. É
imprescindível fazer observações e anotações pessoais para sistematizar os
dados e informações e recolher elementos importantes sobre como os alunos estão
compreendendo e construindo os conceitos à medida que relacionam as informações
novas com seus conhecimentos anteriores.
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