O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamada transtorno global do desenvolvimento (TGD).
O autismo apresenta comprometimento em três
principais eixos:
• Interações
sociais
Alheios ao ambiente social,
Baixa incidência de interações com crianças da mesma
idade,
Falhas em apresentar comportamentos de atenção
conjunta, como apontar e rastrear o olhar, compartilhando a atenção com o
adulto.
• Comportamentos
estereotipados, repetitivos e restrição de interesses
Adesão à rotinas ou rituais incomuns;
Padrões
repetitivos de comportamentos, tais como movimentos pendulares do corpo,
postura não usual dos dedos, agito frequente das mãos;
Preocupação persistente com partes de objetos;
• Comprometimentos
qualitativos na comunicação e na linguagem
Atraso ou ausência completa de linguagem falada. Quando presente, a fala pode ser idiossincrática e ocorrer completamente fora de contexto, também pode apresentar inabilidade em iniciar e manter conversação.
TRABALHANDO O NOME
Para trabalhar o nome dos colegas da sala, pode-se
utilizar esse tipo de chamada. O aluno
autista coloca a foto dos colegas que estão presentes, nomeia–os e realiza a
contagem dos presentes. É uma maneira lúdica e que geralmente surte efeito na
aprendizagem e socialização do aluno.
Para trabalhar o nome dos familiares e o parentesco,
pode-se utilizar vários tipos de recursos lúdicos. O aluno autista, coloca a
foto do familiar e nomeia–o ou coloca-se frases sobre o que está fazendo na
foto.
TRABALHAR REGRAS E SOCIALIZAÇÃO
TRABALHANDO A ROTINA
Uma característica do aluno autista é
a necessidade de ter segurança em sua rotina diária, para auxiliar nessa
necessidade podemos montar a rotina semanal utilizando fichas / cartaz
organizando a rotina diária/semanal do aluno Autista. Utilizar o sistema baseado
em figuras ou fotos selecionadas de acordo com as necessidades e/ou interesses
individuais. Quando o autista estabelece a associação entre a atividade e o
símbolo facilita tanto a comunicação quanto à compreensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário