quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Sugestões de Recursos e Atividades para ensinar crianças Autistas

 O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamada transtorno global do desenvolvimento (TGD). 

O autismo apresenta comprometimento em três principais eixos:

      Interações sociais

Alheios ao ambiente social,

Baixa incidência de interações com crianças da mesma idade,

Falhas em apresentar comportamentos de atenção conjunta, como apontar e rastrear o olhar, compartilhando a atenção com o adulto.

      Comportamentos estereotipados, repetitivos e restrição de interesses

Adesão à rotinas ou rituais incomuns;

Padrões repetitivos de comportamentos, tais como movimentos pendulares do corpo, postura não usual dos dedos, agito frequente das mãos;

Preocupação persistente com partes de objetos;

      Comprometimentos qualitativos na comunicação e na linguagem

Atraso ou ausência completa de linguagem falada. Quando presente, a fala pode ser idiossincrática e ocorrer completamente fora de contexto, também pode apresentar inabilidade em iniciar e manter conversação.

TRABALHANDO O NOME  





TRABALHAR SOCIALIZAÇÃO E ORALIDADE

Para trabalhar o nome dos colegas da sala, pode-se utilizar esse tipo de chamada.  O aluno autista coloca a foto dos colegas que estão presentes, nomeia–os e realiza a contagem dos presentes. É uma maneira lúdica e que geralmente surte efeito na aprendizagem e socialização do aluno. 



Para trabalhar o nome dos familiares e o parentesco, pode-se utilizar vários tipos de recursos lúdicos. O aluno autista, coloca a foto do familiar e nomeia–o ou coloca-se frases sobre o que está fazendo na foto.  




TRABALHAR REGRAS E SOCIALIZAÇÃO 






TRABALHANDO A ROTINA


Uma característica do aluno autista é a necessidade de ter segurança em sua rotina diária, para auxiliar nessa necessidade podemos montar a rotina semanal utilizando fichas / cartaz organizando a rotina diária/semanal do aluno Autista. Utilizar o sistema baseado em figuras ou fotos selecionadas de acordo com as necessidades e/ou interesses individuais. Quando o autista estabelece a associação entre a atividade e o símbolo facilita tanto a comunicação quanto à compreensão. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário