quinta-feira, 12 de agosto de 2021

PROJETO ESCOLAR

 PROJETO SOLO

 

Tema: Jardim das flores

Proponente: (nome da escola, nome dos professores)

Público alvo: Alunos do ensino fundamental

Área de conhecimento: Educação Ambiental, ciências naturais

Tempo previsto: 30 dias a partir do plantio


Justificativa: A proposta para a criação do Jardim das flores é um projeto que envolve diretamente o trabalho dos alunos com a natureza em sua forma mais sublime: as flores. As aulas serão desenvolvidas para enriquecimento e aprofundamento do conhecimento dos alunos sobre o solo, por meio do plantio e cultivo de flores, bem como para compreender a sazonalidade das plantas e os elementos de que elas necessitam para seu pleno desenvolvimento.


Objetivos

  • Despertar nos alunos, o interesse pelo cultivo de plantas e flores.
  • Tornar o jardim da escola um local pedagogicamente ativo.
  • Valorizar o espaço em questão, afim de que os professores das diversas áreas do conhecimento possam explorá-lo também, enriquecendo suas aulas.
  • Trabalhar o crescimento e desenvolvimento dos alunos, por analogia com o crescimento das plantas.
  • Conscientizar sobre a importância da preservação das plantas.

Metodologia

No projeto será executado em várias etapas, começando pela escola do solo para o plantio. Esse solo tem que ser do tipo humoso, ou seja, solo rico em matéria orgânica e favorável ao desenvolvimento de plantas. A escolha do local deve prever também circulação de ar e incidências de luz, sendo este o elemento responsável pela fotossíntese das plantas, ou seja, transformação da luz em energia.

A próxima etapa é a escolha das sementes ou mudas a serem plantadas. Neste contexto, você pode trabalhar as estações do ano e o ciclo da vida das plantas.

O passo seguinte é escolher mudas ou sementes para o plantio e essa escolha fica a seu critério, professor. Pode-se, inclusive, plantar os dois tipos a fim de acompanhar seu desenvolvimento, sendo que no caso das sementes haverá também o processo de germinação, que nas mudas, já ocorreu.

Uma etapa importante é a manutenção do jardim ou dos vasos. É necessário, frequentemente, limpar as folhas e pétalas secas caídas no jardim para evitar sujeiras que possam ali se depositar. A rega deve ser feita mais ou menos a cada dois dias, sempre no início da manhã ou no final da tarde, e nunca sob forte incidência dos raios do sol.

É importante que o professor aproveite os momentos de crescimento da planta, para fazer uma analogia com o crescimento de seus alunos, mostrando a eles a importância de termos cuidado e carinho com todos os seres vivos para que haja um desenvolvimento pleno.


Recursos materiais

  •  Mudas ou sementes de flores variadas;
  • Vasos adequados para o plantio;
  • Ferramentas;
  • Regadores;
  • Prateleiras ou beirais de janelas.

 

Recursos humanos

  • Professores de diversas áreas de conhecimento;
  • Alunos.


Avaliação

A avaliação deve estar sustentada pelos conhecimentos sobre o desenvolvimento do aluno, orientada por objetivos claros e os encaminhamentos definidos na proposta pedagógica da instituição. É fundamental entender esse processo como uma dinâmica que caracteriza não só os resultados obtidos pelos alunos, uma vez que é por meio dela que o professor pode acompanhar o progresso das aprendizagens, mas também revisitar o seu fazer pedagógico. Dessa forma, avaliam-se e respeitam-se os limites e as possibilidades de aprendizagem dos alunos.

 

VIZENTIN, Caroline Rauch. Meio ambiente: do conhecimento cotidiano ao cientifico: metodologias, ensino fundamental, 1º ao 5º ano. Curitiba. Base Editorial, 2009.

 

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