PROJETO SOLO
Tema: Jardim das flores
Proponente: (nome da escola, nome
dos professores)
Público alvo: Alunos do ensino
fundamental
Área de conhecimento:
Educação Ambiental, ciências naturais
Tempo previsto: 30
dias a partir do plantio
Justificativa: A
proposta para a criação do Jardim das flores é um projeto que envolve
diretamente o trabalho dos alunos com a natureza em sua forma mais sublime: as
flores. As aulas serão desenvolvidas para enriquecimento e aprofundamento do
conhecimento dos alunos sobre o solo, por meio do plantio e cultivo de flores,
bem como para compreender a sazonalidade das plantas e os elementos de que elas
necessitam para seu pleno desenvolvimento.
Objetivos
- Despertar nos alunos, o interesse pelo cultivo de plantas e flores.
- Tornar o jardim da escola um local pedagogicamente ativo.
- Valorizar o espaço em questão, afim de que os professores das diversas áreas do conhecimento possam explorá-lo também, enriquecendo suas aulas.
- Trabalhar o crescimento e desenvolvimento dos alunos, por analogia com o crescimento das plantas.
- Conscientizar sobre a importância da preservação das plantas.
Metodologia
No
projeto será executado em várias etapas, começando pela escola do solo para o
plantio. Esse solo tem que ser do tipo humoso, ou seja, solo rico em matéria
orgânica e favorável ao desenvolvimento de plantas. A escolha do local deve prever
também circulação de ar e incidências de luz, sendo este o elemento responsável
pela fotossíntese das plantas, ou seja, transformação da luz em energia.
A
próxima etapa é a escolha das sementes ou mudas a serem plantadas. Neste
contexto, você pode trabalhar as estações do ano e o ciclo da vida das plantas.
O
passo seguinte é escolher mudas ou sementes para o plantio e essa escolha fica
a seu critério, professor. Pode-se, inclusive, plantar os dois tipos a fim de
acompanhar seu desenvolvimento, sendo que no caso das sementes haverá também o
processo de germinação, que nas mudas, já ocorreu.
Uma
etapa importante é a manutenção do jardim ou dos vasos. É necessário,
frequentemente, limpar as folhas e pétalas secas caídas no jardim para evitar sujeiras
que possam ali se depositar. A rega deve ser feita mais ou menos a cada dois
dias, sempre no início da manhã ou no final da tarde, e nunca sob forte
incidência dos raios do sol.
É
importante que o professor aproveite os momentos de crescimento da planta, para
fazer uma analogia com o crescimento de seus alunos, mostrando a eles a importância
de termos cuidado e carinho com todos os seres vivos para que haja um
desenvolvimento pleno.
Recursos materiais
- Vasos adequados para o plantio;
- Ferramentas;
- Regadores;
- Prateleiras ou beirais de janelas.
Recursos humanos
- Professores de diversas áreas de conhecimento;
- Alunos.
Avaliação
A
avaliação deve estar sustentada pelos conhecimentos sobre o desenvolvimento do
aluno, orientada por objetivos claros e os encaminhamentos definidos na
proposta pedagógica da instituição. É fundamental entender esse processo como
uma dinâmica que caracteriza não só os resultados obtidos pelos alunos, uma vez
que é por meio dela que o professor pode acompanhar o progresso das
aprendizagens, mas também revisitar o seu fazer pedagógico. Dessa forma,
avaliam-se e respeitam-se os limites e as possibilidades de aprendizagem dos
alunos.
VIZENTIN, Caroline Rauch. Meio ambiente: do conhecimento cotidiano ao cientifico: metodologias, ensino fundamental, 1º ao 5º ano. Curitiba. Base Editorial, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário