UNIVERSIDADE DO
ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE
EDUCAÇÃO – CAMPUS XI
LICENCIATURA EM
PEDAGOGIA
CINTIA ARAUJO
FERREIRA
PROJETO DE INTERVENÇÃO ESTÁGIO III-SÉRIES
INICIAIS: a
leitura em suas diversas formas de expressão
Projeto de Estágio apresentado a
Universidade do Estado da Bahia, como requisito parcial de avaliação do
Componente Curricular Estágio supervisionado III- séries iniciais, ministrado
pelo Professor Edson Barreto Lima, do 7º Semestre do Curso de Licenciatura em
pedagogia, Departamento de Educação Campus XI- UNEB.
SERRINHA- BA
Nov./2014
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO
.......................................................................................4
2.
OBJETIVOS............................................................................................5
2.1 Objetivo
Geral ...................................................................................5
2.2 Objetivos
Específicos........................................................................5
3.
FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA..............................................................6
4.
METODOLOGIA......................................................................................8
5.
RECURSOS.............................................................................................9
6.
AVALIAÇÃO............................................................................................9
6.1 Critérios..............................................................................................9
6.2 Instrumentos.......................................................................................9
7.
CRONOGRAMA.....................................................................................10
REFERÊNCIAS......................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
A
historicidade da educação do Brasil vem se modificando com o passar dos anos, onde
o olhar reparador para a educação de jovens e adultos foi devido a precisão da
mão de obra operária, que condicionou a preparar os mesmo para o mercado de
trabalho. Hoje existe regulamentação da modalidade de Educação de Jovens e
Adultos e programas de governo que dão suporte a essa preparação. O que era
apenas uma ação de interesse econômico passou a ser direito do cidadão a ser
efetivado pela rede municipal.
O
trabalho aqui apresentado justifica-se e tem caráter avaliativo em dois
ângulos, o de cumprir com a carga horária da disciplina de estágio III séries
iniciais, e o de aprender na prática o exercício da formação habilitada pelo
curso de licenciatura em pedagogia. Para o desenvolvimento dessa pesquisa faz-se
necessário o comprometimento do principal interessado, o aprendiz, que buscou
conhecer o espaço escolar para detectar possíveis situações-problema onde possa
intervir e ao mesmo tempo aprender nesse processo.
O
lócus da pesquisa fica localizado no distrito de Bela Vista, na rua São José,
s/n; a razão social é Escola Municipal Professora Maria Dalva de Oliveira; a
escola tem, na sua direção o professor Nicássio de Oliveira Araújo e a mediadora
da turma escolhida é a professora Ednólia Maria de Araújo Silva. A turma que
será beneficiada com a presença da estagiária é de Educação de Jovens e Adultos
(EJA), com séries de 1º e 3º anos e composta de 80% de adultos e idosos. O tema
abordado para o trabalho pedagógico foi “A leitura em suas diversas formas de expressão”.
A escola onde é proposta a intervenção possui quatro salas, onde funcionam onze
turmas em três turnos com turmas seriadas do 5º ao 8º anos com apenas uma turma
de 1º e 3º anos no turno da noite que é a turma de EJA, citado acima. O estágio
acontecerá no período de duas semanas (17 a 21/11 e 24 a 28/11).
A
necessidade de conhecer o meio que se deve atuar como pedagoga, objetiva ao
educando não só observar o contexto vivido por outros profissionais como também
experimentar, lançando o desafio de intervir juntamente com os envolvidos no
processo educativo em prol da construção do aprendizado.
Por
se tratar de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) a contribuição do
estagiário deve ser contextualizada de acordo com a realidade da turma. Através
das observações em sala houve a percepção da prática da escrita e pouco
desenvolvimento da leitura, sendo sinalizada pela professora a existência da
dificuldade dos educandos em praticar a leitura. O objetivo desse projeto é dialogar
com os estudantes sobre formas diversificadas de leitura que se faz no
cotidiano, e a sua influencia permanente nas relações interpessoais vivenciadas
com as pessoas do seu contexto existencial.
Esse
momento importante do estudante exige comprometimento, pois a responsabilidade
da qualidade da execução do trabalho no campo empírico evidentemente é maior
para o aprendiz do que para o orientador.
A
postura do educando na atuação durante o estágio pode garantir para outros
estudantes dos semestres seguintes, a abertura de espaço para os próximos
colegas que irão estagiar. Nesse sentido, o cuidado com a conquista desse
espaço exige uma responsabilidade de total importância para o estudante que
estar sendo desafiado. Esse trabalho possibilita para os futuros estagiários
proposta que desperte interesse nos mesmos para a execução em outro momento.
2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
ü Dialogar
com os estudantes da EJA sobre formas diversificadas de leitura que se faz no cotidiano,
e a sua influencia permanente nas relações interpessoais vivenciadas com as pessoas
do seu contexto existencial.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Estimular os alunos aparticiparem das discussões acerca
do entendimento particular, provocado por meio da leitura de textos informativos.
ü Proporcionar a interação dos discentes com as imagens
apresentadas, utilizando-me dos diversos recursos existentes.
ü Apresentar aos educandos situações-desafio que lhes
ajudem a desmitificar conceitos de leituras já sedimentados.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Sabendo
que a leitura emancipa o indivíduo e transforma a vida do mesmo.pode-se
considerar ressignificante conhecera leitura em sua dimensão diversificada no
contexto vivenciado pelo ser. É importante refletir que “a leitura do mundo
precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir
da continuidade da leitura daquele” (FREIRE, 2006).Logo a leitura do mundo e a
leitura da palavra estão dinamicamente juntas, ou seja, o conhecimento do
contexto ou leitura do meio não pode estar desvinculado da leitura das palavras.
O
trabalho com diferentes tipos de textos proporciona para o leitor o
desenvolvimento dos conceitos através das vastas possibilidades de interpretações,
pois “leitura não é aceitação passiva, mas é construção ativa. Cada leitura é
nova escrita de um texto. O ato da criação não estaria, assim, na escrita, mas
na leitura, o verdadeiro produtor não seria o autor, mas o leitor” (ZILBERMAN,
SILVA 1991).
Nesse
sentido, pode-se afirmar que não seria possível a produção escrita sem o acesso
à leitura, onde essa leitura pode ser de um escrito de outra expressão exposta.
Dessa forma enfatiza ZILBERMAN e SILVA (1991) que “o leitor, na medida em que
lê, se constitui, se representa, se identifica”. A compreensão não é só do
nível de informação, “faz entrar em conta o processo de interação, a
ideologia”. A leitura se apresenta na
vida do individuo desde momento que o ser acordaa ação de estimular o cérebro a
partir da visão das primeiras imagens vista no dia, onde automaticamente o
cérebro computa a leitura do cenário presente diante daquele ser vivo. Para a
pessoa adulta apropriação da leitura mundana possibilita assumir diante de sua
cotidianidade uma posição mais curiosa.
Na
etapa da alfabetização, o que se pretende não é ainda uma compreensão profunda
da realidade que se está analisando, mas desenvolver aquela posição curiosa
referida acima; estimular a capacidade crítica dos alfabetizandos enquanto
sujeitos do conhecimento, desafiados pelo objeto a ser conhecido. (FREIRE, 2006
p.44-45)
Essa
posição de estímulo a capacidade crítica pode ser trabalhada em todas as idades
abrindo espaço para o entendimento dos elementos presente no dia a dia para o
público alvo específico, Freire (1978) afirma que “a alfabetização de adultos
como ação cultural, o que significa, nesta visão ampla de sua compreensão, que
ela dava ser, sobretudo, um esforço de “leitura” e de “re-leitura” da realidade
no processo de sua transformação”. A afirmação de Paulo Freire intensifica a
importância de um trabalho pedagógico voltado para o conhecimento de mundo dos
adultos valorizando a cultura dos envolvidos desenvolvendo o letramento
contextualizado. Assim, aborda Magda Soares (2003) que o “letramento é a
habilidade de colocar em ação todos os comportamentos necessários para
desempenhar adequadamente todas as possíveis demandas de leitura”, ela reforça ainda;
Acrescente-se
a essa grande variedade de habilidades de leitura o fato de que elas devem ser
aplicadas diferenciadamente a diversos tipos de materiais de leitura:
literatura, livros didáticos, obras técnicas, dicionários, listas,
enciclopédia, quadros de horário, catálogo, jornais, revistas, anúncios, cartas
formais, e informais, rótulos, cardápios, sinais de transito, sinalização
urbana, receitas [...] (SOARES, 2003 p.69)
Essa
diversidade de ferramenta de leitura proporciona ao leitor a compreensão dos
elementos que compõe o meio em que o indivíduo estar inserido, dessa forma
considera-se uma pessoa letrada a que consegue ler e escrever com compreensão
de uma frase simples e curta sobre a vida cotidiana de alguém. Nesse sentido,
trabalhar o letramento visa melhor posicionamento das pessoas diante dos
eventos que surge no cotidiano e precisa de ação dos mesmo com olhar crítico,
para que aconteça discussões e aprofundamentos sobre tal demanda.
Segundo
Nascimento (2006) “através da leitura, é possível conhecer diversas formas de
pensar, viver, agir e sentir, diferentes culturas, valores, hábitos e comportamento”.
Pode-se dizer que a leitura é um veículo no qual permiti ao leitor estabelecer
relações com o seu próprio eu e com o modo de ser do grupo social ao qual ele pertence
em outras palavras, à leitura proporciona a inclusão do leitor ao dinamismo do
meio social.
Importante
ressaltar “a leitura constitui-se num patrimônio sociolinguístico com
diferentes funções” possibilita as pessoas o envolvimento com outras culturas e
reconhecer e atuar no meio em que vive. Assim, ler não pode ser considerado um processo
mecânico e sim um processo de criação e percepção do mundo nos aspectos
econômico, social, cultural que resultam num processo mais amplo de
conscientização (BEZERRA, 2010).
4. METODOLOGIA
A metodologia é o
conjunto de reflexões e ações práticas a serem desenvolvidas num determinado
tempo e espaço, em outras palavras, a escolha dos caminhos pelos quais
percorreremos no Estágio Supervisionado. A técnica escolhida traduz a forma de
socialização de conhecimento atual que o contexto vivencia hoje.
Os métodos e técnicas de preparação do objeto
de estudo, de coleta e de tratamento dos dados ajudam o pesquisador, de um
lado, a ter uma visão crítica de seu trabalho e, de outro, a agir com
instrumentos que lhe indicam elaborações mais objetivas. (MINAYO, 2008 p.62)
Nesse
sentido é necessária uma atenção especial do pesquisador quanto o método
selecionado por se tratar de dupla aprendizagem, a troca de saberes entre os
alunos e o estagiário, como é pontuado que “muitas pessoas podem ter
simultaneamente uma mesma experiência. No entanto, o conhecimento gerado dessa
vivência é, diferenciado e variado, de acordo com a bagagem biográfica e
reflexiva das pessoas” (MINAYO apud SCHUTZ, 1971). A utilização do instrumento
de coleta de informação foi a observação exploratória e a entrevista
semiestruturada
ser “um excelente instrumento de pesquisa por permitir a interação entre
pesquisador (a) e entrevistado (a) e a obtenção de descrições detalhadas sobre
o que se está pesquisando” (OLIVEIRA 2007, p.86), assim durante a observação
foi percebido elementos que foi sinalizado pela professora como sugestão de tema
para ser trabalhado na turma. Abaixo venho descrever os procedimentos que serão
executados durante as duas semanas de estágio supervisionado.
Portanto,
propõe-se os seguinte encaminhamentos para alcance dos objetivos:
Leitura
reflexiva de imagens com fotografias;
Leitura de
textos diversos;
Leitura
reflexiva com vídeos;
Leitura
reflexiva com músicas;
5. RECURSOS:
Jornais, revistas, livros de
histórias, papel com poesias impressas, papel, piloto,cd, dvd, notebook,
Datashow, letras de músicas impressas, propagandas publicitárias, quadro branco
etc.
6. AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados continuamente pelo desempenho na
resolução das atividades escritas e orais.
6.1. CRITÉRIOS:
·
Participação;
·
Socialização interpessoal;
·
Envolvimento no desenvolvimento
das atividades propostas;
·
Observação.
6.2. INSTRUMENTOS:
Ficha de registro da participação durante as aulas;
Produção
textual;
Elaboração
de painéis.
7. CRONOGRAMA
DATA
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ATIVIDADES
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17/11/14
|
Conversa com os alunos sobre os gêneros a serem estudados, fazer a leitura
coletiva do noticiário que mais chamou atenção da turma para a percepção da
sua organização.
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18/11/14
|
Entrega de revistas para os educandos comparar
a estrutura do jornal com a da revista; fazer a leitura de um artigo da
revista para analisar a maneira como são apresentados os textos.
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19/11/14
|
Proposição aos alunos a exploração de
diversas histórias em quadrinhos e histórias infantis, socializando entre os
colegas o entendimento e as características da narração das histórias;
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20/11/14
|
Será entregue aos estudantes diferentes
poemas e poesias para serem declamadas com ajuda do professor; após a
declamação será aberta as discussão sobre a diferença nas estruturas dos
textos;
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24/11/14
|
Será apresentada letras de músicas
ilustradas com imagens para a reflexão da mensagem transmitida.
Após reflexão da mensagem todos iráfazer a
leitura da letra de uma música escolhida para a listagem de características
percebida na música que é vivenciada no cotidiano
|
25/11/14
|
Os estudantes assistirão vídeos com
diferentes formas de transmissão de mensagens; para serem analisados; Será
entregue uma atividade xerocada com alguns questionamentos para reflexão;
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26/11/14
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Exposição de fotografias com imagens
diversas para a leitura das imagens;
Os alunos deverão expressar através da
oralidade ou por escrito o que as imagens provocariam neles;
|
27/11/14
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Proposição, aos alunos,da confecção de painéis
possuindo recortes de imagens e a escrita de uma mensagem produzida pelo
grupo, a atividade deve ser desenvolvida por duas equipe, feito os painéis
será fixadas na parede da sala como exposição de seus trabalhos.
|
REFERÊNCIAS
BEZERRA, Yuyanna Santos. Os Contos Orais Populares como Ferramenta
Mediativa para a (Re)construção da Leitura: um estudo de caso junto à turma
de EJAI.61f
2010. Monografia (Graduação)- Departamento de Educação/ Campus XI. Universidade
do Estado da Bahia (UNEB), Serrinha, 2010.
BIANCHI, Ana Cecília de Morais. Manual
de orientação: estágio supervisionado. 3ª ed. São Paulo. Pioneira Thomson
Learning, 2003.
FARIA, Maria Alice de Oliveira. Como
usar o jornal em sala de aula. São Paulo. Contexto, 1996 (repensando o
ensino)
FREIRE, Paulo. Cartas
à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 4ª ed. Rio de
Janeiro, Paz e Terra, 1978.
______, Paulo. A importância do
ato de ler: em três artigos que se completam. 48 ed. São Paulo, Cortez,
2006.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de
leitura: Teoria e Prática. 9ª edição. Campinas, SP. Pontes, 2002.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde-11ed. São Paulo:
Hucitec, 2008.
NASCIMENTO, Naiane de Santana. A importância da literatura infantil como leitura de fruição nas séries
iniciais. 52f 2006. Monografia (Graduação)- Departamento de Educação/
Campus XI. Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Serrinha, 2006.
OLIVEIRA, Maria Marly de.
Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
SOARES, Magda. Letramento:
um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 128 p.
ZILBERMAN, Regina. SILVA, Ezequiel Theodoro da (orgs.). LEITURA: Perspectivas
interdisciplinares. 2ª ed. São Paulo. Editora Ática. 1991.
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