quarta-feira, 25 de março de 2015

DINÂMICA DAS CORES

Objetivo: socialização, percepção e descontração;

Material: papel crepom e fita crepe;

 Intensidade: leve;
Desenvolvimento: Antes de iniciar a dinâmica, o professor coloca no meio da sala vários pedaços de papel crepom, de cores diferentes. Exemplo: amarelo, azul, branco, vermelho. O professor pede que todos peguem 5 pedaços de papel de cada cor e peguem um pedaço de fita e cortem em pequenos pedaços, deixando colado na parte da frente da camiseta para ser usada quando necessário.
Agora que todos estão com os pedaços de papel e a fita, vamos começar a caminhar pela sala, olhando no olho dos participantes. O professor pede que rapidamente os participantes encostem a mão nas pessoas que tiverem algum objeto na cor branca, pode ser na camiseta, na calça, no tênis, etc... E fiquem parados por um instante, após o sinal continuam a caminhar e novamente que se encostem a duas cores diferentes. Todos estão mais socializados, vamos começar nossa dinâmica. O professor pede que todos caminhem pela sala com os pedaços de papéis nas mãos e olhem no olho dos seus colegas, sem que o colega note você vai colar um dos papéis que tem nas mãos, da cor que quiser e achar que combina com a pessoa que escolheu, pode colar em quem você queira os papéis que tem, e é claro você receberá também alguns papéis. Após um determinado tempo, o professor pede que os participantes joguem fora os papéis que sobraram nas mãos e tirem todos os papéis colados nas costas e segurem por um instante. O professor começa a explicar o significado da dinâmica e das cores. Cada cor tem um significado e expressa algo de positivo entre as pessoas que você escolheu. O significado de cada cor é:
-          Amarelo: amizade;
-          Azul: sábio;
-          Branco: paz e tranqüilidade;
-          Vermelho: alegria e descontração.

Comentário: O professor pode fazer adaptações conforme o grupo, e escolher as cores e os significado delas, esta é uma dinâmica muito boa para a socialização.

CUMPRIMENTO CRIATIVO

_ Participantes: Indefinido.
- Tempo Estimado: 25 minutos.
- Matéria: Musica animada.
Descrição: O apresentador explica ao grupo que quando a música tocar todos deverão movimentar-se pela sala de acordo com o ritmo da mesma. A cada pausa musical. Congelar o movimento prestando atenção a solicitação que será feita pelo apresentador. Quando a Musica recomeçar atender a solicitação feita.
O apresentador pedirá formas variadas de cumprimento corporal a cada parada musical. Exemplo:
-Com a palmas das mãos;
-Com os cotovelos;
-Com os joelhos;
-Com as costas;
-Com o bumbum;
-Com o NARIZ;
-Após vários tipos de cumprimento, ao perceber que se estabelece no grupo um clima alegre e descontraído, o apresentador diminui a música pausadamente, pedindo a cada pessoa que procure em lugar na sala para estar de pé, olhos fechados, esperando que a respiração volte ao normal. Abrir os olhos, olhar os companheiros, formar um circulo, sentar.
-Plenário – Comentar o exercício:
-O que foi mais difícil executar? Porque?
-O que mais gostou?
-O que pode observar?

sexta-feira, 20 de março de 2015

DINÂMICA DO NOME

Objetivo: socialização, memorização e descontração; 

Material: um cobertor ou lençol;

Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.

Desenvolvimento: antes de começar a dinâmica todos se apresentam e falam seu nome, é importante que as pessoas memorizem o nome dos colegas e que todos tenham um crachá bem visível para visualizar o nome de cada um. Formar dois círculos, entre os dois círculos deve ter duas pessoas segurando um cobertor, sem deixar que as equipes se olhem, o professor pede que todos andem em círculo, ao sinal do professor os participantes ficam parados formando uma coluna de frente para o cobertor, o professor da o sinal e pede que soltem o cobertor, sendo que dois participantes ficam frente a frente, nesse momento, essas duas pessoas terão que falar o nome do participante que está na sua frente, quem primeiro falar corretamente o nome do colega marca ponto para sua equipe. Em seguida todos devem dizer o nome dos dois participantes que competiram. A dinâmica contínua com os outros participantes fazendo a mesma seqüência.

OBJETIVO: Despertar um grupo apático.
 DESENVOLVIMENTO:
1.             Dividir o grupo em duplas, um a frente do outro.
2.             As duplas deverão contar de 1 a 3 da seguinte maneira: 1- batendo palmas; 2- estático; 3- estático.
3.             Depois, incrementar: 1- batendo palmas; 2- levantando os pés; 3- estático.
4.             Por último, 1- batendo palmas; 2- levantando os pés; 3- abaixando o corpo com uma leve flexão de joelhos.
 MATERIAL: Nenhum

CAÇADA

Objetivo: atenção, percepção e descontração;
Material: uma venda para os olhos;
 Intensidade: leve;
Desenvolvimento: o professor pede para que todos se espalhem pela sala, em lugares fixos, e a seguir venda os olhos de um deles, voluntário ou não. A tarefa deste participante será chamar uma pessoa do grupo e tentar localizá-la.
A um sinal do professor, a posição dos participantes pela sala se altera e o que estiver com os olhos vendados deverá chamar um dos colegas pelo nome, este responde e não poderá mais sair do lugar, deve ficar parado. A pessoa que estiver com a venda nos olhos terá 1 minuto para achar o seu amigo, caso não consiga outra pessoa assume a posição.